terça-feira, 12 de março de 2013

Saneamento é básico

De acordo com o IBGE (2010), 58,9% da população urbana possui coleta de esgoto e 41,1% possui fossas, despeja suas fezes "in natura" nos corpos hídricos ou não possui quaisquer sistemas, quer dizer, fazem ao ar livre. O agravante é que, dos 58,9% coletados, não se sabe ao certo o quanto é tratado antes de ser despejado. E isto de acordo com o próprio IBGE:

"É importante ressaltar que a estatística de acesso à rede coletora de esgoto refere-se apenas à existência do serviço no município, sem considerar a extensão da rede, a qualidade do atendimento, o número de domicílios atendidos, ou se o esgoto, depois de recolhido, é tratado".

Sem falar da população rural: 5,8% com Rede e 94,2% com fossas e etc. Detalhe: entre esses 94,2% estão 20,8% (6 milhões de pessoas) que simplesmente fazem suas necessidades ao ar livre.

Vale a pena baixar esses relatórios. Assim, quando falarem sobre erradicação de alguma coisa, informe-se melhor pois R$ 100,00 de renda mensal vai continuar matando crianças de até 5 anos por falta de saneamento e desnutrição.


http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb2008/PNSB_2008.pdf

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_da_populacao/resultados_do_universo.pdf


Um comentário: