quinta-feira, 28 de março de 2013

Água: Sabendo usar não vai faltar - II

Quase um terço da população da Terra, ou seja 2,2 bilhões de pessoas sofrem com a falta de água potável. Daqui a aproximadamente 20 anos serão 3,9 bilhões de pessoas com sede.


Figura 1 – Desigualdade no Acesso da População à Água Potável
Fonte: IBGE, 2003

A ONU - Organização das Nações Unidas estima que cada ser humano gasta em média 110 litros de água por dia em suas necessidades básicas, tais como preparo de alimentos, higiene, etc. O consumo varia entre 400 e 600 litros/hab./dia nos EUA e 1 litro/hab./dia, na Etiópia.

Graças a uma maior conscientização, mais e mais pesquisas vêm sendo feitas em busca de alternativas de melhor conservação dos recursos naturais do planeta. E um fato que está começando a ser levado em consideração é o de que também consumimos água apenas pelo simples fato de, por exemplo... comer(!). Essa constatação foi feita já há algum tempo pelo pesquisador e professor John Anthony Allan da Universidade de Londres, o que ele chamou de "água virtual" (virtual water) toda a água utilizada em processos industriais.

Quando tomamos uma taça de vinho estamos consumindo na verdade 120 litros de água que foram necessários à sua fabricação; e se o vinho for acompanhado por, digamos, uma fatia de queijo com 150 gramas, seriam mais 750 litros de água.
Suponha que, enquanto degusta um bom vinho e um belo pedaço de queijo, esteja lendo esta humilde postagem, goste e queira imprimir... Em cada folha de papel A4 utilizada foram gastos 10 litros de água!

Por conta deste estudo, o professor Tony Allan recebeu inclusive um prêmio do Stockholm International Water Institute, em 2008, pela relevância do trabalho e a denominação Água Virtual já vem sendo inclusive utilizada pela ONU. O estudo demonstra que a demanda por esse recurso natural é muito maior do que se imaginava e, em contrapartida, sua disponibilidade vem diminuindo.
De acordo com a agência Reuters, este instituto declarou que nos EUA uma pessoa média consome cerca de 7.000 litros de água virtual todos os dias, isto é, mais de três vezes o consumo médio de uma pessoa chinesa.

Soluções?


  • Educação e conscientização, tanto das populações quanto dos empresários e governantes.

  • Combate ao desperdício. Hoje em dia ninguém pode alegar desconhecimento, pois as regras todos sabem e são amplamente divulgadas. Por parte da população, evitar: banhos demorados, lavagem de calçadas com mangueira e usando água potável, etc. e etc. Para os governantes, reduzir ao mínimo as perdas existentes no serviço de abastecimento de água.

  • Aos empresários cabe uma grande fatia da sustentabilidade. O ato de reciclar ou de reusar é essencial. Quando reciclamos, por exemplo, latas de alumínio, estamos economizando todo o processo de extração da bauxita (matéria-prima) e a transformação desta matéria-prima mineral em matéria-prima industrializada, economizando água e energia; sem contar que estes resíduos, se reciclados, não irão parar em algum aterro sanitário onde levarão de 100 a 500 anos para se degradarem completamente.
Alguns links sobre o assunto 'água virtual':

http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/infograficos/info-agua-secreta-das-coisas.swf

http://www.angelamorelli.com/water/#.UUh9xCSEsXA.facebook

http://noticias.terra.com.br/ciencia/conceito-de-agua-virtual-aumenta-alerta-sobre-escassez,e6b41d40b8d6d310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

http://www.waterfootprint.org/?page=cal/waterfootprintcalculator_indv


Dúvidas ou sugestões? Entrem em contato.

Um abraço a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário