terça-feira, 12 de setembro de 2017

SISTEMA CANTAREIRA: MAIOR QUEDA DE NÍVEL DESDE A CRISE HÍDRICA



Estamos no 3º inverno pós crise de 2014, sabidamente período de estiagens, e o nível reservado no Sistema Cantareira obteve a maior queda desde aquele ano. Eu e meus colegas fatecanos de Hidro & SanAmb sabemos que para se projetar quaisquer obras hidráulicas deve-se, acima de tudo, prever O PIOR CASO. Por exemplo, se 2013/2014 foi o período de maior estiagem REGISTRADA da História, isto significa que antes disso houve um período considerado pior até aquele momento, mas que foi superado, bem como outra estiagem ainda pior pode vir a ocorrer. Nunca nenhum evento da natureza será isolado, bem como sempre haverá a probabilidade de ser superado, isto é, ser ainda pior. Se aquela estiagem foi grave, então o Sistema todo precisaria ser ampliado para que, caso ocorra outra ainda pior, não corramos outro risco de desabastecimento e colapso.

Em 2013/2014 atingimos uma situação grave que durou quase um ano e beirou o estresse total de água, que só foi contornada NÃO por ações do poder público, mas SIM pela própria natureza do final daquele ano, porém NADA DE RELEVANTE AINDA FOI FEITO pelo poder público de forma a enfrentarmos COM SEGURANÇA uma nova situação igual ou até PIOR do que aquela.

O momento político brasileiro é uma vergonha, mas não nos esqueçamos do básico... do Saneamento Básico... da água e da VIDA!!!


Um abraço a todos e desculpem pela demora de uma nova postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário