quinta-feira, 30 de março de 2017

Cobrança de coleta de esgotos separada poderá ser OBRIGATÓRIA

Chamo a atenção para este Projeto de Lei que visa tornar OBRIGATÓRIA a cobrança separada de abastecimento de água e de coleta de esgotos. A Política Nacional de Saneamento Básico admite cobrança junta ou separada mas as empresas de saneamento sempre adotaram a opção unificada por questões econômicas óbvias, uma vez que o esgoto pode ser presumido.
Quem embasa a proposta do Senador Cyro Miranda? Quais foram as entidades públicas e/ou privadas da área do saneamento consultadas sobre o assunto? Quais Universidades? Algum especialista? Alguma empresa de hidrômetros ou outro tipo de medidor? Quem é o empresário por trás desta PL?
O Senador alega que "as concessionárias têm sido autorizadas a cobrar por um serviço nem sempre prestado", mencionando os "níveis de tratamento e disposição final dos esgotos coletados" de forma equivocada, pois as tarifas de água e esgoto referem-se ao TRANSPORTE destas substâncias, e não ao tratamento de ambos.
Alega também que isto combaterá sistemas "alternativos e poluentes", como se este fosse o real problema do saneamento no Brasil!!!
Pessoal, o Brasil PRECISA DE SANEAMENTO UNIVERSAL, e não de mais tarifas obscuramente propostas que não visam nada além de aumento de custos para as estatais e lucro para os fabricantes de medidores.
Não deixemos mais isto à revelia do Congresso Nacional. Comentem, compartilhem...


ACESSEM A PÁGINA E VOTEM!!! É rápido e extremamente ÚTIL!!!

2 comentários:

  1. obviamente, o consumidor terá que fazer obras de adequação para instalar os tais medidores de esgoto, pagar pela instalação do mesmo, e ainda por cima, certamente pagará muito mais na conta final, como é de se esperar, pois em tudo aquilo que as autoridades resolvem por as mãos, tem o famoso 'toque de Midas', só que não é exatamente em ouro que as coisas se transformam. Vejam o caso dos estacionamentos que cobravam a fração de hora proporcionalmente mais cara do que seria uma hora inteira, e foram obrigadas pela força da lei que nossos paladinos criaram a manter uma proporcionalidae... agora eles cobram um preço absurdo por cada hora que voce fica no maldito estacionamento, e os donos de estacionamentos estão rindo a toa, e , logicamente, 'colaborarão' com as futuras campanhas eleitorais desses paladinos 'sem nenhum interesse'. Como dizia De Gaulle, o Brasil não é um país sério!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Se não houve uma consulta a quaisquer especialistas, não há porque um congressista se enveredar pelos meandros do saneamento sem que ele tenha, no mínimo, alguma (má) intenção...

      Excluir