quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A falta de estudos e planejamento público e privado na implantação de novos empreendimentos residenciais, comerciais, industriais e agrícolas são os co-responsáveis pela atual situação hídrica.


Caros amigos, existe atualmente dois estudos que já deveriam fazer parte da grade curricular de cursos de graduação e pós ligados às Engenharias e Tecnologias de áreas Ambientais, Sanitárias, Produtivas e de Gestão, bem como de toda e qualquer secretaria ou órgão ligado a estas áreas: A Pegada Hídrica (Water Footprint) e a Água Virtual (Virtual Water).



Não se pode mais falar em mananciais, captação e tratamento de água considerando somente sua utilização como insumo ou matéria-prima nos processos de produção ou no consumo humano direto, conhecido como Água Virtual. Deve-se considerar que a água utilizada na produção de um produto acaba sendo "exportada" para outras localidades ou regiões. Esta é a Pegada Hídrica!!!

Por exemplo, uma empresa como a FEMSA de Jundiaí, cujo consumo de água para a fabricação de refrigerante (Coca-Cola) é de aproximadamente 2 litros/litro, distribui seu produto para todo o Brasil e ainda exporta seu concentrado para todo o mundo, principalmente Oceania. Portanto, quando a FEMSA distribui ou exporta seus produtos (refrigerantes, sucos, etc.), na realidade está exportando ÁGUA, que é captada em nossos mananciais e descartada fisiologicamente em outra região ou país, sendo tratada, devolvida à natureza mas abastecendo outros mananciais. O consumo de água mineral no Brasil é de 14 litros per capita, ou seja 2,8 milhões de m³ de água são deslocados anualmente de uma região para outra. Em Itabirito/MG, a previsão da nova fábrica FEMSA é de 2,1 bilhões de litros de refrigerantes por ano, ou seja, 4,2 milhões de m³ de água/ano(!!!).
Apliquem esses mesmos princípios à Ambev, à Schincariol, Nestlé, etc. e às suas indústrias de garrafas PET... Aplique-se esses estudos à empresas de outros ramos de atividades, como a Cia. Melhoramentos cuja fabricação de cada folha de papel A4 são necessários magníficos 10 litros de água (na irrigação e processo de produção, segundo aqueles estudos).
O que dizer então do nosso setor agrícola, o maior vilão no uso da água, cuja irrigação é responsável por cerca de 70% de toda a água consumida? Todas essas safras recordes que exportamos são, na verdade, recursos hídricos deixando nosso país.
Percebam que há muito tempo os países desenvolvidos reduziram drasticamente seus polos industriais e dedicam-se à produção de TECNOLOGIA, isto é, poluição e consumo de recurso quase ZERO. Estes ônus ficam por nossa conta, países em desenvolvimento onde indústrias e agricultura, juntos, consomem 90% de toda a água disponível, enquanto que os outros 10% ficam por conta de nossa população que não para de crescer.

Este conhecimento deveria obrigatoriamente fazer parte de estudos inter-secretarias públicas, Planos Diretores, Licenciamentos Ambientais, Outorgas, etc., sob pena de esgotarmos nossos recursos hídricos e ainda criarmos um abismo social onde apenas o cidadão com recursos financeiros terá acesso à água de qualidade.

Este assunto é IMENSO E COMPLEXO, não sendo este o lugar de dissertá-lo, mas ESTE É O MOMENTO. Estou à disposição para debatê-lo, trocar informações. Possuo algum material sobre Pegada Hídrica e Água Virtual. Havendo interesse basta contactar por aqui.

Um abraço e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário