sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A sustentabilidade e a Black Friday

Disseminar a sustentabilidade não é fácil. A cada passo dado, arduamente, na direção da racionalização, vários são dados na direção contrária.

Semeamos solitariamente, todos os dias, a semente da conscientização ambiental e sustentável junto a empresários, governos, familiares, amigos, colegas e vizinhos sobre os malefícios de se consumir algo apenas para satisfazer uma necessidade emocional, social ou psicológica em detrimento dos recursos naturais não renováveis envolvidos.
Mas cada Dia das Crianças, dos Pais, Mães, "Halloween", Natal, Páscoa e tantos outros dias comerciais do gênero agem como enxurradas e erodem o solo fértil e levam as sementes embora...

A forma como escrevo pode até remeter à uma certa religiosidade. Mas se raciocinarmos bem, há realmente um certo paralelo entre estes ideais. Afinal, a natureza é onipresente, está em todos os lugares. Além disto, reage a toda e qualquer ação ou alteração em seu meio por meio da comunicação entre seus sistemas ambientais e de vários ciclos, portanto também é onisciente. Finalmente, sendo a única fonte de recursos para todas as ações humanas e capaz de destruir cidades inteiras através de suas forças naturais, é onipotente.

Onipresente, onipotente e onisciente. Deus? Não, simplesmente a Natureza.
Com a tônica deste meu comentário, alguns poderiam achar que eu enxergo a Black Friday, com relação à sustentabilidade, como uma espécie de adoração ao demônio!!! Afinal, seu nome nos diz que hoje é uma Sexta-feira Negra...

Pessoal, cultuar o meio ambiente sim, mas sem fanatismos; com paixão mas dentro da razão e com consciência.
Para as pessoas agraciadas com um pouco de conhecimento sobre as consequências sociais e ambientais que este consumismo desenfreado pode trazer, esta realmente é uma sexta-feira negra.

O que mais entristece é ver empresas engajadas publicamente no desenvolvimento sustentável participando ou divulgando este "sabá".


Assistam este vídeo de 12 minutos chamado "A História das Coisas". Muito conveniente para este dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário